22 de setembro de 2011

Paulo Freire e sua contribuição para a EJA

"Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém. Por outro lado ninguém amadurece de repente, aos vinte e cinco anos. A gente vai amadurecendo todo dia, ou não. A autonomia, enquanto amadurecimento do ser para si, é processo, é vir a ser".


Trecho extraído do livro 'Pedagogia da Autonomia', escrito por Paulo Freire. Leitura obrigatória para a aula de Educação para Jovens e Adultos, a EJA. Disciplina ministrada pela Profª. Ana Lucia Sanchez.


Paulo Freire, um dos maiores intelectuais do século XX, parte do princípio que a alfabetização para jovens e adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador e que para participar da sociedade de forma crítica o jovem ou o adulto precisa conhecer sua própria realidade.


O vídeo abaixo contém alguns depoimentos de pesquisadores e especialistas como Emília Ferreiro, psicóloga e pesquisadora argentina, Doutora pela Universidade de Genebra, sob orientação de Jean Piaget, no qual falam sobre a contribuição de Paulo Freire para a alfabetização de jovens e adultos.




Um comentário: